Menu

Beber pouca água faz o cérebro achar que você está com fome

16 SET 2015
16 de Setembro de 2015


Você é daquelas pessoas que sente fome a quase todo o momento e não encontra explicação para essa vontade louca por comidas? Saiba que a desidratação leve, exagero no consumo de carboidratos simples – caso de alimentos feitos com farinha branca – ou mesmo optar somente por frutas nos lanchinhos entre refeições podem ser algumas das causas.

Segundo a endocrinologista e metabologista, doutora Viviane Christina de Oliveira, a região que regula nosso apetite e sede fica na mesma área do cérebro. “Então, em situações como a correria do dia a dia, que acabamos ficando mais tempo sem nos hidratar, ou nos casos de pessoas que não bebem água, essa sensação pode ocorrer. Antes de ‘atacar’ um lanchinho, tente tomar um copo de água e esperar de 15 a 20 minutos para ver se a sua fome desaparece. Às vezes, o seu corpo só precisa de líquidos!”, ensina a especialista.

Sobre o consumo de carboidratos simples, Viviane lembra que estes não contêm fibras. “Se a pessoa come somente um prato de macarrão na refeição principal, aproximadamente duas horas mais tarde vai sentir fome, pois o carboidrato simples é digerido rapidamente”, exemplifica. Uma dica da especialista é optar pelo macarrão integral, que já tem fibra, ou mesmo nunca dispensar o acompanhamento. “Saladas com legumes e folhas são fontes de fibras. Procure ainda incluir proteína nesse prato”, explica ela.

A endocrinologista e metabologista aproveita e detalha porque optar por comer somente frutas nos lanches intermediários pode ser um erro. “Muita gente cai nessa ‘pegadinha’ de trocar todos os lanchinhos por fruta para manter peso e dieta. Mas as frutas são digeridas mais rapidamente. Além disso, experimente adicionar duas castanhas para melhorar a saciedade. Iogurte com chia é outro exemplo, vai ter absorção mais lenta porque é rica em fibras, consequentemente você vai demorar mais para sentir fome”, detalha ela.

Fonte: MSN
Voltar