Menu

Bombeiros alertam para manuseio de fogos de artifício durante festas no RN

27 DEZ 2016
27 de Dezembro de 2016

27/12/2016 12h33 - Atualizado em 27/12/2016 12h33

Bombeiros alertam para manuseio de fogos de artifício durante festas no RN

Corpo de Bombeiros listou dicas sobre utilização de fogos.
Utilização correta evita acidentes e incêndios.


Queima de fogos Réveillon (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Muito utilizados nas festas de fim de ano, o manuseio de fogos de artifício, produtos que têm materiais explosivos em sua composição, exigem cuidados. A correta utilização evita acidentes graves como queimaduras, amputações e incêndios. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte  orienta a população de como comemorar o réveillon com segurança, seja em ambientes domésticos ou em eventos abertos.

De acordo com o capitão Daniel Gleidson, que atua no Serviço Técnico de Engenharia da corporação, os fogos devem ser utilizados longe de postos de combustível, produtos inflamáveis, fios de eletricidade, fachadas de edifício e florestas. Ele destacou ainda que é prudente evitar soltar fogos perto de animais, pois eles costumam ficar enraivecidos e descontrolados. Também é preciso analisar a classificação dos fogos e para quais ambiente a utilização é permitida.

“Com relação aos fogos de artifício é preciso ficar atento à procedência, às especificações técnicas para o uso, a data de validade, se o produto é certificado pelo Inmetro e ainda a faixa etária que ele pode ser utilizado”, explicou.

O capitão explica que a maior parte dessas ocorrências acontece em festejos dentro de casa, quando a manipulação de explosivos se dá de forma inadequada. “A maior parte das pessoas que compra esse material sequer lê a embalagem, as instruções de uso. Muitos ainda soltam foguetes sob efeito de bebidas alcoólicas ou deixam que crianças e adolescentes manipulem esses artefatos”, observa.

Voltar